CIENTISTAS USAM CRISTAIS PARA DESENHAR FLORES MICROSCÓPICAS




Esculturas foram feitas com alterações químicas em solução aquosa.
Estudo pode ajudar a entender estruturas naturais, como os corais.

Do G1, em São Paulo
9 comentários
Pequenas flores foram feitas por meio de alterações na solução aquosa em que os cristais estavam submersos (Foto: Wim Noorduin/AAAS/Divulgação)Pequenas flores foram feitas por meio de alterações na solução aquosa em que os cristais estavam submersos (Foto: Wim Noorduin/AAAS/Divulgação)
Cientistas apresentaram nesta quinta-feira (16) “flores” microscópicas feitas em laboratório. Apesar das formas e cores inspiradas na botânica, as estruturas são, na verdade, cristais dispostos neste formato como um desenho tridimensional.

Na verdade, o que os cientistas fizeram foi criar as condições ideais para que a própria natureza realizasse as obras. A forma como os cristais se precipitam depende das condições químicas da solução líquida em que eles estão.
As figuras têm entre 10 e 50 micrômetros – o micrômetro é o milionésimo de um metro. Ainda assim, a equipe liderada por Wim Noorduin, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, conseguiu montar as pequenas esculturas com uma precisão inédita.
Alterando fatores como o pH – indicador que aponta a acidez do ambiente – e a temperatura da solução líquida, assim como o contato das estruturas com o ar, os cientistas conseguiram manipular os cristais e formaram as pequenas flores. O nível de detalhes das folhas, das pétalas e dos caules é impressionante.
Segundo os autores, na natureza também ocorrem formações impressionantes a partir da precipitação dos cristais. É o que acontece, por exemplo, nos esqueletos de corais e em colônias de bactérias, também em escalas minúsculas.
“Por pelo menos 200 anos, as pessoas se intrigam com as formas complexas que se formam na natureza. Esse trabalho ajuda a demonstrar o que é possível apenas com alterações químicas, ambientais”, explicou Noorduin, em material de divulgação da universidade. A pesquisa foi publicada pela prestigiada revista “Science”.
Pequenas flores foram feitas por meio de alterações na solução aquosa em que os cristais estavam submersos (Foto: Wim Noorduin/AAAS/Divulgação)Pequenas flores foram feitas por meio de alterações na soluçã

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN