DIA 21 DE MAIO,DIA MUNDIAL DA CACHAÇA



Dia mundial da cachaça- apesar de ter  outras datas que se comemora,esta com certeza, é a oficial.


Garrafas miniaturas de cachaçaCréditos: Ludmila Tavares
Você sabia que hoje, dia 21 de maio, é dia mundial da cachaça? Ela, bebida que tem a cara do brasileiro, tipicamente brasileira mesmo, adorada e odiada por muitos.
Amada principalmente pelos mineiros, onde reside os grandes bebedores de cachaça, mesmo que desconhecidos. E também muito amada por ser a bebida que compõe a também brasileira caipirinha.
E logicamente que o PdB não poderia ficar de fora dessa e deixar sua homenagem.

Informações do mercado cachaceiro

O interessante é saber que o Brasil conta com mais de 40 mil produtores de cachaça, sendo 4 mil marcas no total. Um número bem considerável e assustador que me faz lembrar que eu experimentei por volta de 1% do total de marcas de cachaças nacionais.

Cachaça regionalizada

E se você pensa que o estado de Minas Gerais é o único destacado e o que mais produz, está enganado, pois os estados brasileiros que se destacam na produção da cachacinha são São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. E destes relacionados, somente a Paraíba fica fora dos estados que mais consomem, que são São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Curiosidades sobre a cachaça

Logicamente que eu não deixaria de fora algumas curiosidades sobre essa bebida, como nomes, histórias, caipirinha, etc.

Nomes da cachaça

E claro que a cachaça possui vários nomes, que variam de local pra local. Dentre eles posso citar: pinga, branquinha, marvada, água que passarinho não bebe, purinha, entre outros vários.

História do Brasil e cachaça

As histórias do Brasil e da cachaça praticamente andaram juntinhas, pois as primeiras mudas chegaram em 1502, trazidas pelo português Gonçalo Coelho. Apenas 2 anos de diferença, bem coroa já :)

Escravidão da cachaça

A branquinha foi a principal bebida dos escravos. Eles que iniciaram a produção de maneira, digamos, alternativa. Ok, ok, clandestina, ou seja, a pirataria já existe tem tempo :P

O Brasil, a cachaça e a caipirinha

Copo de caipirinhaCréditos: mr91nk
Todos nós sabemos que a caipirinha é, depois da cachaça, a bebida mais brasileira de todas. Eu diria que mais adorada que a própria cachaça, pois muitos não gostam do gosto forte devido ao alto teor alcoólico da cachaça. Podemos citar as mulheres nessa listagem, que 99% delas adoram caipirinha, enquanto somente umas 90% gostam, realmente, da cachaça pura.
Bebe fdp
Bebe fdp
Créditos: Pairazawebfonte-wwwpapodebar.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN