LENTES DE CONTATO - USÁ-LAS OU NÃO?


A maioria das pessoas com problemas de visão consegue se adaptar bem ao uso dos óculos. Contudo, para outras - seja porque praticam esportes, e podem se machucar, ou até por questões estéticas -, eles são um incômodo. “Nesses casos, as lentes de contato podem ser a solução”, comenta o oftalmologista César Lipener, chefe do setor de lentes de contato do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Mas para aproveitar todos os benefícios que as lentes oferecem, é preciso estar atento ao modo correto de usá-las e de conservá-las. É justamente isso que você confere a seguir!

Quem pode usar

Se você pensa em trocar os óculos pelas lentes de contato, agende uma consulta com seu oftalmologista. “O médico deverá fazer exames para avaliar não apenas o grau como também as características oculares do paciente. Com base nesses resultados, ele poderá indicar, ou não, o uso das lentes”, explica César.

Higiene adequada

— Antes de tocar nas lentes de contato, lave bem as mãos com sabonete neutro e seque-as com uma toalha que não solte fiapos.

— Mantenha as unhas aparadas e limpas.

— Comece o manuseio sempre pela mesma lente - direita ou esquerda. Ao manter esse hábito, você evita a inversão.

— Faça a limpeza das lentes diariamente. Para limpar, é possível utilizar soluções limpadoras surfactantes, limpadores enzimáticos ou soluções multiuso. Seu médico vai recomendar o produto mais adequado.

— Limpe o estojo pelo menos uma vez por semana. Use água quente, sabão neutro e uma escovinha. Deixe que seque ao ar livre e, depois, guarde-o fechado.

— Troque o estojo a cada seis meses.

Cuidados no dia a dia

— Use o spray de cabelo antes de colocar suas lentes.

— Aplique a maquiagem depois de colocar as lentes. Se, por acaso, cair rímel ou outro cosmético nelas, fique tranquila. Retire-as e lave-as com a solução limpadora que você costuma usar.

— Nos dias de baixa umidade do ar, aplique um colírio lubrificante ou umectante para aliviar o desconforto causado pelo ressecamento dos olhos.

— Quem usa lentes descartáveis deve seguir a orientação do fabricante sobre a frequência de troca. “Infelizmente, muitas pessoas usam as lentes de contato descartáveis por um período maior e acabam sofrendo com infecções”, conta o médico.

— Tire as lentes antes de dormir. A não ser que sejam específicas para esse uso, dormir com as lentes pode causar danos à córnea.

fonte:wwwportalvital.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN