UNHAS QUAIS OS PROBLEMAS QUE MAIS AFETAM AS UNHAS

Cerca de 10% das afecções da pele acontecem nas unhas. Devido a localização tão expostas, as unhas sofrem repetidos traumas. Os menores se curam sozinhos, com o tempo. Já os mais graves necessitam de tratamentos profissionais.

Conheça a seguir as doenças mais comuns que acometem as unhas.

Veja Também:
Como tratar unhas fracas
Como ter unhas fortes e bonitas sem sacrifício

Manchas Brancas


São muito comuns e surgem em decorrência de traumas repetidos na matriz da unha, onde é produzida. É possível observar que eles surgem durante o crescimento das unhas e vão saindo. Não é necessário nenhum cuidado especial, além de evitar possíveis traumas.

Manchas de Sangue


Também são bastante comuns e aparecem devido a pequenos traumas que rompem finos vasos de sangue localizados embaixo das unhas. Dessa forma, surgem pequenos pontos de hemorragia, que logo desaparecem. Algumas drogas, como a aspirina, também podem causar essas manchas, mas a maioria é provocada pelos traumas.

Unha Encravada


Aparece comumente no dedão do pé e sua principal causa é a manutenção incorreta das unhas dos pés, aliada a sapatos apertados. Desse modo, o canto da unha se curva para baixo, crescendo para dentro da pele. Algumas vezes provoca dor e infecção. Com isso, pode ser que o caso evolua para um granuloma piogênico, mais conhecido como “carne esponjosa”, que é uma proliferação dos vasos sanguíneos, formando uma lesão tumoral secundária.

Evite encravar as unhas. Foto:Evite encravar as unhas. Foto:




Infecção Bacteriana


Os cuidados inadequados com as unhas podem gerar infecções ao seu redor, causando vermelhidão, inchaço e dor ao toque. O contato freqüente com água e produtos químicos também podem causar essas infecções.

Infecção por Fungos


Praticamente metade das doenças das unhas é causada por fungos. São mais comuns nos pés, já que os calçados aquecem demais a região. Geralmente as infecções acontecem embaixo da unha, mas também aparecem na parte de cima e na raiz. As unhas perdem o brilho, se tornam mais espessar e acabam se soltando. Elas também podem descamar e mudar de coloração.

Tumores e Verrugas


Podem surgir em qualquer local da unha, deformando a placa ungueal. Os tumores podem ser benignos ou malignos, nesse último caso, configurando um câncer. Os benignos mais comuns são causados por vírus, e formam uma verruga ungueal. São aplicados produtos químicos específicos que penetram a dobra ungueal e a parte sob a unha. Algumas vezes podem ser necessários processos cirúrgicos.

Psoríase


É uma doença de pele crônica, que pode atingir as articulações e as unhas. Caracteriza-se pela vermelhidão e descamação da pele. Nas unhas, aparecem pequenas depressões, rugosidade, descoloração e descolamento. Surge principalmente nas mãos, e pode ainda causar vermelhidão e descamação das dobras ungueais.

Veja Ainda:
Agumas dicas para cuidar das unhas

Para manter as unhas sempre saudáveis, é necessário ter o hábito dos cuidados periódicos, sempre deixando-as limpas e secas, para evitar o crescimento de microrganismos indesejados. Quando houver a percepção de alterações na coloração, textura e espessura das unhas, deve-se procurar um profissional de confiança que irá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN